data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Faltando cerca de um mês para o momento mais mágico do ano, o centro de Santa Maria já começou a receber os enfeites natalinos. A instalação da decoração do projeto Viva o Natal será finalizada ainda nesta semana e passará por testes para que, no próximo domingo, ocorra a abertura oficial das atividades.
Voluntários trabalham cerca de oito horas por dia nos ajustes dos adornos. A maioria está sendo reutilizada da decoração dos anos anteriores, porém, de uma forma mais moderna. Neste ano, as garrafas pet não farão parte da decoração da área central, mas enfeitarão as escolas municipais.
Fugindo do calor e sentadas em um banco, estavam duas integrantes de um grupo de cerca de 50 voluntários. Tânia Moreira e Fermina Matos conversavam e se distraíam enquanto arrumavam as bolas natalinas que enfeitarão as árvores.
- A gente gosta de deixar a cidade mais bonita. Estamos aqui por amor e pela amizade. Para mim, está sendo uma terapia, pois perdi meu marido há seis meses - comentou Tânia.
A árvore natalina, que gerou polêmica em outras edições, está de volta, cheia de luzes e com cerca de 14 metros de altura. A estrutura está sendo instalada na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires.
Na praça, a Casinha do Papai Noel terá uma estrutura de madeira maior para receber as apresentações artísticas. Além disso, o local ganhará outro espaço de madeira que receberá um Auto de Natal, com espetáculos de marionetes apresentados pelo Cachorro Abelardo. O Viaduto Evandro Behr e parte da Avenida Rio Branco receberão enfeites natalinos. Serão colocadas luzes, bolas iluminadas nas árvores e portais brilhantes. O coreto receberá a Sagrada Família: José, Maria e o menino Jesus.
As apresentações começam no dia 1º de dezembro e vão até o dia 23, mas a decoração permanecerá até o dia 6 de janeiro de 2020, Dia de Reis.
- A ideia é ter um Natal com bastante luz. A gente quer atrair as crianças e as famílias - explica Rose Carneiro, produtora cultural da Chilli Produções, que está à frente da execução do projeto.
Assim como nos outros anos, não será utilizado orçamento municipal. Os gastos para a produção do Viva o Natal serão captados por meio da Lei de Incentivo a Cultura (LIC). O gasto gira em torno de R$ 600 mil.
Passeio de trenzinho
- De 1º a 23 de dezembro
- De quarta a sábado, das 19h às 21h. Domingos, das 17h às 20h
Papai Noel
- Diariamente, a partir de 1º de dezembro, das 19h às 20h30min, na Casa do Papai Noel
Tour pelos bairros
- Dia 7 - Às 16h30min, nos bairros Tancredo Neves, Nova Santa Marta e Pinheiro Machado
- Dia 14 - Às 16h30min, nos bairros Salgado Filho, Campestre do Menino Deus e Itararé
- Dia 21 - Às 16h30min, nos bairros Camobi e Diácono João Luiz Pozzobon
Parada de Natal
- Desfile temático que passará pela Avenida Rio Branco nos dias 1º (20h), 7, 14 e 21 de dezembro (10h)